sexta-feira, 26 de junho de 2009

O dia que a música pop morreu.


Ainda lembro como se fosse ontem. 1984. Eu tinha ido com meu pai ao mercado, num sabado de verão, e não via a hora de voltar pra casa. Naquele dia a rede Globo transmitiria um especial com Michael Jackson. Eu tinha apenas 5 anos e havia descoberto Billie Jean na rádio que minha mãe ouvia todas as manhãs. Era uma radio popular, tocava apenas músicas nacionais, o mais proximo de estrangeiro que aparecia era Ritchie. Um dia ouvi a batida de Billie Jean começando a tocar. Fui fisgado. A música pop teria mais um fã.
Voltei pra casa e assisti o especial. Lembro como fiquei maravilhado com o thrash bem feito de Thriller, a briga de gangues de Beat it, o suspense "noir" de Billie Jean... e finalmente a apresentação ao vivo dos 20 anos Motown. Ver a reação do publico ao presenciar pela primeira vez o moonwalker é indescritivel.
Ontem, ao saber finalmente de sua morte, me deu uma tristeza. Um pouco da minha infancia se foi. E com Michael a musica pop como conheciamos foi sepultada.
Analisem: que outro fenomeno surgiu apos MJ? Madonna teve sua relevancia, mas hoje não produz nada que seja digno de nota, suas musicas tem prazo de validade curto. O resto é risivel. Ver os campeões de venda hoje em dia da um desanimo. Grupo de emo rock ridiculos são o que a garotada idolatra, meio que numa coisa menudo - gosta demais por 2 anos e tem vergonha de admitir que gostava tempos depois. Ver cantoras do naipe de Lady Gaga, Beyoncé e Rihanna como icones pop é desanimador. Suas musicas são pop? Sim, mas nada memoravel, pop requentando coisas antigas que ja tiveram roupagem muito melhor.
O pop perdeu seu grande representante ontem. Hoje ele é mais lembrado por suas bizarrices e excentricidades, mas isso por pessoas que não tem discernimento cultural.
O maior legado de Michael ficará para sempre: um conjunto de hits que jamais serão alcançados em sucesso e qualidade por ninguem.

Sasquash Cavalera

Nenhum comentário:

Postar um comentário